Rinoplastia

Pós-operatório

Recuperação

Após a cirurgia de rinoplastia, é colocado um curativo protetor externo, que será removido entre o 50 e 70 dia de pós-operatório. Não podendo molhar o curativo neste período. Este protetor será substituído por micropore, na primeira revisão pós-operatória.

Na primeira semana pode ocorrer inchaço e equimose (roxo) principalmente na região dos olhos, e sua melhora depende dos cuidados pós-operatórios adequados e do tipo de pele do paciente. Além disso, o nariz pode ficar bem congestionado neste período, principalmente se for realizado correção do desvio de septo e diminuição dos cornetos nasais. A limpeza nasal orientada para o pós-operatório diminui mais rápido a obstrução além de melhorar e acelerar a cicatrização.

Nas primeiras 48 horas o uso de compressa gelada sobre os olhos melhora muito o inchaço e a equimose. E dormir com a cabeceira elevada também é uma medida que ajuda a diminuir estes problemas. Deve-se ter muito cuidado durante o sono para não bater ou pressionar o nariz.

Atividade física deve ser evitada nas primeiras 3 semanas da cirurgia, e esportes com risco de impacto nasal (lutas, atividade com bola, etc) durante 3 meses.

A exposição solar deve ser evitada por 2 a 3 meses após a cirurgia, utilizando proteção solar sistemática.

O uso de óculos deve ser evitado por no mínimo 30 dias, para evitar irregularidade no dorso nasal.

O inchaço maior cede nos primeiros 90 dias, mas dependendo da espessura da pele o resultado final da cirurgia pode variar de 6 meses até 2 anos de pós-operatório.

Resultado

O resultado de uma rinoplastia depende de vários fatores. Desde as técnicas cirúrgicas realizadas, além de particularidades do próprio paciente como tipo de deformidade prévia, traumatismos ou cirurgias prévias, hereditariedade, tipo de pele, idade, tabagismo, uso de drogas, etc.

Para uma rinoplastia ser bem-sucedida, são requisitos básicos a instrução franca e abrangente do paciente, orientações sobre expectativas realistas sobre cada caso e uma técnica cirúrgica buscando a harmonização do nariz com o restante da face.


Dra. Daniela Fabricio é médica especialista em Otorrinolaringologia, com aperfeiçoamento e pós-graduação em Rinoplastia e cirurgia e estética da face. É coordenadora do setor de plástica facial do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da PUCRS. 

Veja o currículo completo aqui.

× Como posso te ajudar?