Rinoplastia

A rinoplastia ou cirurgia plástica nasal é um dos procedimentos mais comuns em cirurgias da face. Apesar de ser considerada um procedimento de baixo risco, é umas das cirurgias estéticas mais complexas. O nariz é uma estrutura tridimensional onde a função e o equilíbrio estético da face devem estar em harmonia.

A análise facial e o diagnóstico como um todo devem ser precisos. Além do conhecimento anatômico detalhado, o cirurgião necessita experiência, talento e sensibilidade estética.

É um procedimento que é realizado visando a melhora de insatisfações estéticas ou funcionais como alterações de válvula nasal, para correção de desvios do septo nasal, desvios do crescimento, obstrução nasal ou trauma nasal.

A manutenção da respiração é uma prioridade do cirurgião, procurando manter o equilíbrio com a estética e com a harmonia da face.

Consulta pré-operatória

Durante a consulta pré-operatória ouvimos as queixas do paciente, avaliamos através de exame físico e de nasofibrolaringoscopia, examinando a parte estética e funcional, e a face como um todo. Conversamos sobre as possibilidades cirúrgicas para corrigir a queixa do paciente.

Também é neste momento que tiramos fotos e fazemos uma simulação para conseguir conversar com o paciente sobre os resultados que tentaremos obter, sempre sabendo que a simulação não é uma garantia de resultados, pois o resultado depende de fatores de técnica cirúrgica, e de fatores individuais do paciente como cuidados pós-operatórios e cicatrização.

Após as dúvidas serem esclarecidas, são solicitados exames pré-operatórios para a realização do procedimento e é agendada uma nova consulta para mostrar os exames e tirar as dúvidas finais.


A Dra. Daniela Fabricio é médica especialista em Otorrinolaringologia, com aperfeiçoamento e pós-graduação em Rinoplastia e cirurgia e estética da face. É coordenadora do setor de plástica facial do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da PUCRS.

Veja o currículo completo aqui.

× Como posso te ajudar?