Alectomia: o que é e como é feita a plástica no nariz

Alectomia é a cirurgia plástica de nariz realizada para diminuir as abas ou asas nasais.

Essa cirurgia é indicada para pacientes que se sintam incomodados com a abertura demasiada do nariz, que normalmente acontece quando sorrimos.

A largura ideal da base do nariz é aproximadamente a mesma distância entre o canto dos olhos, esta é uma medida que utilizamos para decidir se o paciente precisa fazer a diminuição das asas nasais (alectomia). Mas claro que isso não é uma regra absoluta, sempre devemos respeitar as características individuais e étnicas de cada um, e fazer uma avaliação ampla e completa da face e do nariz antes de qualquer procedimento cirúrgico.

A alectomia (cirurgia de asas nasais) é considerada um refinamento da rinoplastia, podendo ser realizada isoladamente ou associada a uma rinoplastia completa, dependendo da avaliação do cirurgião.

Para modificar o tamanho, é feito uma resseção das asas nasais, ou seja, remove-se um fragmento da pele das laterais das narinas, de modo a reduzir sua abertura, retirando o excesso de tecido. Pode ser realizada com a anestesia local. Mas se a sedação for venosa, a cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar.

O incômodo estético pode levar a insegurança na vida pessoal e social. Para realização de qualquer procedimento cirúrgico, busque sempre um profissional capacitado.

A Dra. Daniela Fabricio é médica especialista em Otorrinolaringologia, com aperfeiçoamento e pós-graduação em Rinoplastia e cirurgia e estética da face. É coordenadora do setor de plástica facial do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da PUCRS. 

Veja o currículo completo aqui.

× Como posso te ajudar?