5 erros mais comuns após a rinoplastia

  1. Não utilizar as medicações orientadas pelo seu médico: a lavagem nasal com soro fisiológico é de extrema importância para diminuição do edema e para uma boa cicatrização do nariz por dentro. Normalmente seu medico irá indicar o uso de corticóide, medicação utilizada para diminuir o inchaço no pós-operatório, e/ou antibióticos para evitar infecções locais; tais medicações também contribuem muito para evitar complicações e encurtarem seu tempo de recuperação da rinoplastia.
  2. Dormir de qualquer jeito após a cirurgia: é muito importante manter a cabeceira elevada vários dias após a sua cirurgia, isso diminui a quantidade de sangue na cabeça e consequentemente o inchaço tanto por fora, quando por dentro, sob forma de obstrução nasal. Além disso, é muito importante não dormir de lado no início, dormir de barriga para cima, afim de não pressionar o nariz no travesseiro, podendo comprometer o resultado da cirurgia.
  3. Esquecer ou achar chato fazer gelo na face nos primeiros dias: o gelo na face é essencial para a diminuição dos roxos e do inchaço, e se não for realizado adequadamente pode ocasionar edema maior, podendo comprometer o resultado final sob forma de fibrose dos tecidos embaixo da pele.
  4. Se expor ao sol precocemente sem proteção: O sol pode pigmentar a pele tanto na região dos roxos como na pele do nariz operado, essa manchas podem ser permanentes dependendo do caso, por isso a proteção solar por pelo menos 2 meses após a rinoplastia é muito importante.
  5. Não ter paciência com o resultado tardio da rinoplastia: a maioria dos pacientes demora a entender que a rinoplastia é um processo demorado, o inchaço residual pode durar mais de 1 ano, e até lá algumas modificações no nariz ainda ocorrem. Procurar precocemente o seu ou outro cirurgião para fazer um retoque na sua rinoplastia antes deste período é muito precipitado, pois seu nariz ainda está em processo de cicatrização.
× Como posso te ajudar?