Doenças do Nariz

Septo Nasal

O que é o septo nasal?

O septo nasal é a parede que divide a cavidade nasal em duas metades – direita e esquerda. É composto de cartilagem e osso e recoberto por uma membrana mucosa. O septo nasal ideal deve ser reto e na linha média, separando o lado esquerdo e direito do nariz em passagens de tamanho igual.

Como acontece o desvio de septo?

Um septo desviado pode ser resultado de crescimento anormal ou trauma. Isto pode parcialmente ou completamente fechar uma ou ambas as narinas.

Quais os sintomas do desvio de septo?

A maioria dos pacientes apresenta o septo nasal fora do centro, uma condição que geralmente não é notada e não causa sintomas.


• Obstrução nasal;
• Hemorragias nasais;
• Sinusites;
• Às vezes, dor facial e gotejamento pós-nasal;
• Respiração ruidosa durante o sono (em lactentes e crianças jovens);

Quando está indicada a cirurgia para correção do desvio de septo?

Para os pacientes com queixa de obstrução nasal e desvio de septo que não melhoram com o tratamento clínico.

Eu tenho desvio de septo. Preciso operar meu nariz?

Nem todos os pacientes são candidatos à cirurgia. O otorrinolaringologista precisa relacionar os seus sintomas com o desvio de septo.

Como é realizada a septoplastia?

A cirurgia é realizada por dentro do nariz. A mucosa que recobre o septo nasal é incisada e afastada para localizar o desvio – na parte cartilaginosa e/ou óssea. A porção do septo que está desviada é removida com pinças adequadas. Após a remoção do desvio, a mucosa é reposicionada e suturada na parte interna com fios que são absorvidos pelo organismo e não precisam ser retirados. A septoplastia pode ser realizada, caso haja indicação, com a cirurgia para sinusite e dos cornetos.

Como será o pós-operatório?

Dor: na maioria dos casos o paciente não sente dor
Sangramento: pequenos episódios de sangramento pelo nariz podem acontecer e são controlados com a cabeceira elevada do leito, compressas frias na face e manutenção do quarto do paciente frio
Nariz entupido: ocasionado pelo edema da cirurgia e acúmulo de pequenos coágulos.

Após a cirurgia, é essencial a adequada limpeza do nariz!