Doenças da Garganta

Apnéia

O que é?

Apnéia do sono é a parada respiratória que pode ocorrer durante o sono do indivíduo, seja ele um adulto ou uma criança. O indivíduo pára de respirar por alguns segundos e recupera a respiração como se tivesse perdido o fôlego enquanto dormia e acorda para recuperá-lo.

 

Nas crianças, uma das principais causas de apnéia do sono é o aumento das adenóides e das amígdalas. As adenóides e as amígdalas são consideradas órgãos linfóides, produtores de anticorpos que ajudam a combater as infecções do trato respiratório superior. Aproximadamente a partir dos 2 anos de idade até os 6 anos, o organismo estimula o crescimento das adenóides e das amígdalas. Assim, se no decorrer desse período as mesmas não trouxerem repercussão negativa para as crianças, nada precisa ser feito. Por outro lado, se as mesmas crescerem muito, podem prejudicar a respiração levando ao ronco e a apnéia do sono em algumas crianças.

Nos adultos, a apnéia do sono pode ser causada por alguns fatores que quando se associam pode tornar o quadro mais grave. O paciente obeso pode apresentar um maior acúmulo de gordura no pescoço e ter a passagem de ar para os pulmões reduzida. Além disso, a apnéia do sono também pode ser causada pelo aumento das amígdalas assim como por uma língua relativamente grande para aquela boca. Ao deitar-se, a língua e/ou as amígdalas podem ser jogadas posteriormente dificultando a passagem de ar. Pacientes com mandíbula deslocada posteriormente (retrognatismo) também apresentam maior tendência a apnéia do sono.


Como posso tratar?

• Tratamento com medicamentos
Muitos pacientes adultos com apnéia do sono se beneficiam com o uso de CPAP. Trata-se de um aparelho que é colocado no nariz e/ou boca do paciente enquanto ele dorme, e que facilita a entrada de ar, numa pressão positiva, reduzindo a chance de apnéia do sono.

• Cirurgia da apnéia do sono
Nas crianças, o tratamento da apnéia do sono é a cirurgia de remoção das adenóides e das amígdalas, denominadas de adenoidectomia e amigdalectomia, respectivamente. Quando os dois procedimentos são feitos ao mesmo tempo, denominamos de adenoamigdalectomia. Nos adultos, a cirurgia da apnéia do sono é voltada para a correção de fatores predisponentes da própria apnéia do sono, como a cirurgia de correção do septo nasal (septoplastia), cirurgia de remoção das amígdalas (amigdalectomia), cirurgia para redução do tamanho da língua, cirurgia de ampliação do "céu da boca".

Dicas são sempre bem vindas!

• Enquanto não busca o tratamento ideal com seu médico, evite dormir com a barriga para cima;
• Eleve a cabeceira da cama.